O objetivo desse Blog é o compartilhamento de informações e conhecimentos entre profissionais de saúde.
Este blog é independente, não faz parte que qualquer órgão ou entidade pública ou privada.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Fortalecendo as parcerias na Atenção Básica

A Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa- PB, por meio da Diretoria de Atenção à saúde,  promoveu, nesta quarta-feira (21), no auditório da Estação das Artes (anexo da Estação Cabo Branco), no bairro do Altiplano, uma reunião com os Gerentes  de Unidades de Saúde da Família (USF), tendo como pauta as Ações de Controle da Hanseníase no município, bem como as estratégias para a identificação de casos suspeitos de hanseníase e o acompanhamento dos usuários que estão em tratamento. 
Micheline Mendes
Foto gentilmente cedida por Naedna Gomes
A enfermeira, pesquisadora e servidora na Área Técnica da  Tuberculose e Hanseníase, Micheline Mendes apresentou tópicos relativos à doença, à vigilância epidemiológica e aos aspectos operacionais que envolvem o cuidado a pessoa doente e conviventes domiciliares.

 O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos. Em razão da elevada carga, a hanseníase permanece como um importante problema de saúde pública no País¹.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge os nervos periféricos e pele, mas também pode acometer outros órgãos. Se não diagnosticada e tratada no início, a doença pode levar à incapacidade física. uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional¹. 

Apenas as pessoas doentes, que NÃO estão em tratamento, transmitem a hanseníase. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro). A doença é transmitida de pessoa para pessoa.

São sintomas da doença:
  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor.
  • Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos.
  • Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés.
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.
A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito, realizado pelo SUS¹.

Fonte: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hanseniase/

 
Campanha do Minstério da Saúde 


¹ Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.