O objetivo desse Blog é o compartilhamento de informações e conhecimentos entre profissionais de saúde.
Este blog é independente, não faz parte que qualquer órgão ou entidade pública ou privada.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

5º Encontro Paraibano de Grupos de Autocuidado em Hanseníase



A Paraíba, através do Núcleo de Doenças Endêmicas, da Secretaria do Estado da Saúde(SES-PB), promoveu nos dias 05 e 06 de novembro de 2013, no Hotel Ponta do Sol, em João Pessoa, o 5º Encontro Estadual de Grupos de Autocuidado. A atividade contou como a parceira da ONG Holandesa NHR (Nederlandse Stichting voor Leprabestrijding), que apóia o combate a hanseníase no Brasil.

Os grupos de autocuidado em hanseníase têm como objetivo a autonomia, a qualidade de vida e o empoderamento as pessoas atingidas pela hanseníase. As reuniões acontecem um vez ao mês e os temas abordados são escolhidos pelos participantes (pacientes, ex-pacientes, familiares) de acordo com a necessidade do grupo.

Na Paraíba essas atividades tiveram início em 2006; contando hoje com 5 grupos atuantes, distribuídos em cinco cidades: João Pessoa (Hospital Clementino Fraga), Campina Grande, Cabedelo, Patos e Cajazeiras; onde acontecem trocas de experiências e conhecimentos, estímulo ao autocuidado e prevenção de incapacidades entre pacientes, ex-pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Os grupos são apoiados e monitorados pelos profissionais das equipes de saúde do municípios e da SES-PB para identificar necessidades, promover atendimento integral e mensurar os resultados dos integrantes dos grupos.

Essa foi a 5ª edição dos Encontros Estaduais de Grupos de Autocuidado, chamado pelo pacientes e familiares de "Encontrão", onde anualmente é promovido o encontro entre pacientes e profissionais de todos os grupos de autocuidado do estado, a fim de compartilharem as experiências exitosas.

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria, que atinge pele e nervos da face, braços e pernas. Podem surgir manchas com alteração de sensibilidade em qualquer local do corpo. Após o início do uso da medicação  pessoa deixa de transmitir a doença. A hanseníase tem cura , a medicação é gratuita e está disponível em todos as unidades de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.